sábado, 2 de abril de 2011

“A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO”.

Atualmente as pessoas aprendem várias coisas ao mesmo tempo, desta forma podemos encarar essa sociedade, como Sociedade da Aprendizagem (Pozo, 2002), na qual aprender não significa apenas uma exigência social, onde cada vez se aprende mais e se fracassa mais, na tentativa de aprender, mas também aprender se torna indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico das pessoas.
Essa sociedade do conhecimento, não exige apenas que mais pessoas aprendam, mas que aprendam de outra maneira, pois as tecnologias da informação estão criando novas formas de aplicar o conhecimento. A escola já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos, devido às tecnologias de informação, que é mais flexível que a escola, mas pode formar os alunos proporcionando lhes capacidade de aprendizagem. (Pozo e Postigo, 2000), como também formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, - democracia cognitiva (Morin, 200l).
Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas, ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista. Essa nova cultura da aprendizagem, exige um novo perfil e novas funções de aluno e de professor, as quais só se tornarão possíveis se houver mudança de mentalidade sobre a aprendizagem e o ensino.
Apesar de ouvirmos que vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso a ele não é fácil, como vemos as crises em nossos sistemas educacionais, nesse sentido o valor do conhecimento em nossa sociedade deveria revalorizar a importância dos processos de aprendizagem ou de aquisição de conhecimento.
Um dos maiores desafios, na sociedade da aprendizagem, é converter sistemas culturais de representação, em instrumentos de conhecimentos, e para isso é preciso apropriar-se de novas formas de aprender e relacionar-se com o conhecimento.

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